sábado, 11 de fevereiro de 2017

VEM AÍ MUITA CHUVA PARA O NORDESTE


Por que a chuva aumentou no Nordeste?

Uma combinação da circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera,  aumentou bastante a concentração de umidade favorecendo a formação de grandes e fortes áreas de instabilidade sobre o centro-norte do Brasil.  A mudança no tempo começou a ser percebida desde o dia 9 de fevereiro e continuará sendo sentida nos próximos dias.  A Região Nordeste será bastante beneficiada por essa mudança na circulação dos ventos e terá chuva volumosa.

Grandes nuvens voltaram a crescer sobre Russas, no Ceará o dia 9/2/17
A expectativa é de grandes acumulados de chuva entre os dias 10 e 15 de fevereiro. Neste período, o tempo ficará carregado com chuva frequente e de forte intensidade especialmente pelo interior do Nordeste, mas também sobre vários estados da Região Norte e em parte do Centro-Oeste. Até algumas áreas do Sudeste poderão sentir o efeito das grandes áreas de instabilidade.

Por que a chuva vai aumentar muito?
Há dias os modelos meteorológicos estão indicando esse aumento da chuva, desta vez em grande volume e por diversos especialmente do Nordeste e do Norte do Brasil. Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará, o interior de Pernambuco, da Paraíba, até áreas do sertão de Sergipe e de Alagoas devem ser beneficiadas pela chuva volumosa nos próximos dias. 

Essa previsão de chuva poderá superar os 200 mm em diversas áreas e é semelhante a situação que ocorreu no Brasil em janeiro de 2016, quando volumes de chuva muito elevados foram observados. Na época, foi observada a influência da Oscilação Madden-Julian (OMJ).

FONTE: Clima Tempo

0 comentários:

Postar um comentário